quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SINTRAF participa de discussões sobre os direitos de crianças e adolescentes

O Secretário de Políticas Para a Juventude do SINTRAF, Flaviano Santiago de Oliveira, participou na tarde de terça-feira, 27, de uma reunião na sede do Conselho Tutelar de Coité. Na pauta a reapresentação do ProjetoComunicação Pelos Direitos na Região Sisaleira (CPD), desenvolvido pelo Movimento de Organização Comunitária - MOC em parceria com o SINTRAF , Sec. municipal de Educação e a Escola municipal do Assentamento Nova Palmares, local onde está sendo executado o projeto. Estiveram presentes representantes da Secretarias municipal de Educação e Assistencia Social, além do CRAS, CMDCA, Conselho Tutelar e a Coordenadora do Programa de Comunicação do MOC, Nayara Silva. Durante a reunião foi apresentado um modelo de questionário que será aplicado em Nova Palmares a fim de realizar um diagnóstico da realidade local, sobretudo, no que tange aos diretos das crianças e adolescentes, principal eixo de atuação do CPD, ao final foi criada um comissão municipal composta por representantes do Conselho Tutelar, secretarias de Educação e Assistencia Social, CRAS, CMDCA, Sintraf Coité e os jovens comunicadores que fazem parte do projeto.
O objetivo das reuniões é discutir sobre uma pesquisa que será aplicada nos municípios sobre as violações dos direitos das crianças e dos adolescentes. A partir do resultado dessa pesquisa será realizado um Plano de Ação Municipal com o objetivo de fortalecer os direitos das crianças e dos adolescentes.
O Projeto Comunicação Pelos Direitos na Região Sisaleira (CPD), é executado pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) com o patrocínio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania, e visa, a partir da metodologia da Educomunicação, contribuir com o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos das crianças e adolescentes no Território do Sisal. O Projeto está em 10 município da região e conta com 30 jovens comunicadores que tem o papel de mobilizar os agentes sociais em suas bases a fim de transformar suas realidades. O CPD conta ainda com uma rádio poste em cada comunidade de atuação do projeto que serve como ferramente de mobilização comunitária oferecendo à comunidade o acesso à informação. 
AscomSintraf: Gilcimar Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário