Diretores

Secretária de Políticas Para as Mulheres


Gilca da Silva Carneiro Morais, Agricultora Familiar Sindicalista nasceu no Povoado de Ipoeirinha, Conceição do Coité. Dedicou-se aos serviços comunitários como catequista na Igreja Católica, na escola local do povoado, diretora da Associação Comunitária, diretora da Coordenação de Base sindical. Foi Secretária Geral do SINTRAF em dois mandatos (2004 à 2012). Atualmente Gilca Morais está na Secretária de Política para Mulheres da Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES) e do SINTRAF, além de coordenar o Conselho Regional de Desenvolvimento Sustentável – CODES Sisal. Gilca vem representando os Agricultores familiares do município em vários espaços importantes como o Conselho Municipal de Saúde, Assistência Social e no CEREST (Centro Regional de Saúde e Segurança no Trabalho).  Em 2009 recebeu o prêmio Municipal de Mulher de Fibra em Conceição do Coité e em 2010, em nome das instituições do Território do Sisal, recebeu o Prêmio Melhores Práticas em Gestão Social das mãos do então Presidente LULA e da Ministra da Casa Civil Dilma Rousself.

Contatos: E-mail: gilca.morais@bol.com.br

Secretário de Políticas Para Juventude

Flaviano Santiago de Oliveira, nascido em dia 28 de dezembro de 1980. Filho de Assentados da Reforma Agrária e agricultores familiares, Martiniano Soares de Oliveira e Josefa Santos Santiago. Iniciou a vida social desde os 12 anos de idade participando da Igreja Católica como animador de grupo de jovens. Aos 17 anos entrou para a reforma agrária no qual vive até hoje no Projeto de Assentamento de Nova Palmares.
Hoje formado em Letras pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB através do Programa Nacional de Reforma Agrária – PRONERA.
Em Nova Palmares foi fundador de grupos de jovens, coordenador de comunidade, presidente da Associação. Atualmente preside a Cooperativa de Produção e Comercialização de Sisal de Nova Palmares. Compõe a diretoria da Cooperativa dos Agricultores da Agricultura Familiar e Grupos Empreendimentos Solidários - COOAFES no Município de Coité. No movimento Sindical, sua vida iniciou a partir da criação do Coletivo de Jovens em 1998. Hoje compõe a diretoria do Sindicato em seu 2º mandato na Secretaria de Políticas para Juventude, aonde vem desenvolvendo ações voltadas diretamente para o jovem rural, como políticas de Crédito, Assistência Técnica e Desenvolvimento Sóciocultural. È responsável ainda pela execução de projetos do SINTRAF voltados para a Habitação Rural.
Contatos: (75) 9979-2284/8196-2068 
E-mail: flavianosantiago@yahoo.com.br


Departamento de Educação do Campo - DEC

Maria Luzia do Carmo Santana, nascida em 5 de fevereiro de 1985, graduada em Biologia. Sua caminhada nos movimentos sociais iniciou-se em 2004 através da Comissão de Jovens no Distrito de Salgadália e também no Coletivo de Jovens do Sindicato. A partir daí segue sua trajetória nas lutas sociais, durante dois anos foi Coordenadora do Coletivo de Jovens do SINTRAF de Coité, colabora efetivamente com o Coletivo de Mulheres do sindicato.
Atualmente Maria Luzia está na Coordenação do Departamento de Educação do Campo (DEC) do SINTRAF. Tem vasto conhecimento na área do cooperativismo solidário, chegando à Coordenação da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários de Conceição do Coité (COOAFES) e uma das diretoras da Agência Regional de Comercialização do Sertão da Bahia – ARCO Sertão.

Contatos(75) 8101-9894/8864-2733/9993-7958
                  E-mail: malu_docarmo@hotmail.com

Secretária de Previdência Social


Adozilma Carneiro Silva, Agricultora familiar, nascida em 20 de julho de 1974, na fazenda Tanque em Conceição do Coité. Seus primeiros passos nos movimentos sociais iniciaram-se através da Coordenação de Base Sindical do Povoado de Onça onde engaja-se, em 2004, na diretoria da Associação desta localidade, mesma época em que entra no Coletivo de Mulheres do Sindicato.
Em 2005, juntamente com o Coletivo de Mulheres forma o Grupo de Produção Delícias da Mandioca no qual atua até hoje na produção dos derivados da mandioca como beiju, sequilhos e bolacha de goma. Neste período filia-se na Rede Produtora da Bahia e posteriormente passa a integrar a diretoria da Rede.
Em 2007 ajuda na criação da Cooperativa dos Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários de Conceição do Coité (COOAFES).