quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Projeto Mais Água leva esperanças a agricultores coiteenses

Primeira água acumulada
no Barreiro de dona Maria.
Na manhã de terça-feira, 13, diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (Sintraf) realizaram vistorias em construções do Projeto Mais Água, desenvolvido no município pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC) em parceria com o Sintraf de Coité.
Serão 158 famílias beneficiadas com as tecnologias sociais em diversas comunidades do município, sendo 77 cisternas de produção, 66 barreiros familiares, 06 barreiros comunitários, 08 limpezas de aguadas e 01 barragem subterrânea.
Famílias como a da senhora Maria dos Santos da Rocha da fazenda Balagão que foi contemplada com um barreiro familiar que tem capacidade média de 300 mil litros de água.
Estrutura hídrica que segundo dona Maria irá acabar com o problema da falta de água em sua propriedade, onde cria um pequeno rebanho de gado. Ainda de acordo com a agricultora o barreiro irá possibilitar melhorias em sua propriedade com a diversificação dos cultivos “aqui agora eu vou plantar mais coisa, fazer minha hortinha, plantar capim pra dar aos bichos, estou muito alegre e satisfeita eu toda minha família”.
Dona Maria em seu
reservatório de água.
Com as primeiras chuvas que já caíram na região e com este suporte do projeto as expectativas dos agricultores só aumentam ao ver a eficiência dos barreiros que já acumulam uma boa quantidade de água. “Mesmo eu nesta idade meu pensamento é melhorar ainda mais minha roça, e agora que eu tenho onde guardar água posso fazer isso”, conta dona Maria dos Santos.
No total, serão 15.655 estruturas hídricas, que beneficiarão 21.235 famílias em situação de insegurança hídrica, alimentar e nutricionais no estado.


ASCOM SINTRAF - Gilcimar Pereira

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário