segunda-feira, 10 de março de 2014

SINTRAF Coité marca presença em Encontro Municipal do 2ª Água e Garanta Safra

A secretária de Políticas Agrícola e Agrária do Sindicato dos Trabalhadores dos Agricultores Familiares – SINTRAF, Hilda Mercês, participou na manhã desta segunda-feira, 10, do Encontro municipal de assinatura de convênio do 2ª Água e entrega de boletos do Garantia Safra 2013-2014. A atividade, que contou com cerca de 300 pessoas de diversas comunidades do município, teve ainda a presença de Urbano Carvalho, representante da União de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia UNICAFES; secretários municipais, vereadores; Osni Cardoso, Presidente do Consócio Publico de prefeituras do Território do Sisal – CONSISAL e do prefeito anfitrião do encontro, Francisco de Assis. Um convênio no valor de 2,7 milhões (dois milhões e setecentos mil) foi assinado entre a prefeitura de Conceição do Coité e o CONSISAL o que beneficiará, segundo a secretária de Agricultura, Gilca Carneiro 270 famílias com a implantação de 90 Unidades Produtivas, 90 limpezas e recuperação de pequenas aguadas e mais 90 escavações de barreiros.
Ato de assinatura do convênio para implantar
o Projeto 2ª Água 
O 2ª Água é uma iniciativa do CONSISAL que tem como visão de funcionalidade a captação de água da chuva através da implantação de estruturas como a de uma cisterna de produção com capacidade de armazenamento para até 52 mil litros de água, um galinheiro para criação de aves e um banco de sementes para produção de hortaliças. Segundo os idealizadores do projeto todas as ações foram pensadas para melhorar a qualidade de vida dos agricultores e geração de renda para as familiares do Território do Sisal. “Esse é um projeto que pode revolucionar a ideia de produção na zona rural, historicamente o pequeno agricultor sempre investiu na criação de gado, animal de grande porte, então percebemos que este tipo de atividade não é mais a solução para os nossos agricultores. Temos que investir em outras tecnologias que viabilizem outras atividades, o 2ª água traz algo inovador que é implantar em uma única propriedade o galinheiro, a horta e uma estrutura de capitação da água potencializando ainda a geração de renda para as famílias”, explica Osni Cardoso.
Ainda de acordo com Osni, os critérios para a seleção das famílias serão definidos com mais rigor pelo órgão responsável, ou seja, a secretaria municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária, contudo, as unidades produtivas serão instaladas em poucas comunidades neste primeiro momento. “Serão contempladas, principalmente, localidades onde já tenham pessoas com aptidão para a produção do que está proposto no projeto este é o principal critério” informou. 
Ascom Sintraf: Gilcimar Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário