quinta-feira, 27 de março de 2014

I Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia é realizada em Conceição do Coité

Cerca de 200 agricultores e agricultoras famílias de vários municípios baianos estiveram reunidos, entre os dias 25 e 27, em Conceição do Coité pautando a Agroecologia no estado. Representando diversas organizações e entidades que formam a Articulação de Agroecologia da Bahia (AABA), os participantes compartilharam de momentos de debates e de troca de experiências desenvolvidas nos Territórios do Sisal, da Bacia do Jacuípe e do Piemonte da Diamantina. O segundo dia da 1ª Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia foi marcado pelas visitas às diversas experiências agroecológicas nos três territórios. Dividido por rotas, cada grupo visitou um destino diferente, sendo que a Rota Verde visitou as experiências do Banco de Sementes em Serrinha e a propriedade da família de Abelmanto, agricultor experimentador acompanhado pelo Movimento de Organização Comunitária – MOC, da comunidade de Mucambo de Riachão do Jacuipe. A Rota Vermelha visitou experiências de luta pela terra, comercialização e economia solidária nos municípios de Cansanção e Monte Santo. Rota Lilás visitou a Feira Agroecológica em Jacobina e a Escola Família Agrícola de Jaboticaba e Grupo de Mulheres Produtoras, em Quixabeira.
Agricultores dizem não ao uso de agrotóxicos
Na atividade de encerramento que aconteceu na manhã desta quinta-feira, 27, houve uma caminhada que percorreu as principais ruas da cidade. Com faixas, cartazes e grito de ordem em defesa de uma política agroecológica mais palpável os agricultores chamavam a atenção da população para o consumo consciente de alimentos saudáveis destacando a produção oriunda da agricultura familiar que tem em seus princípios básicos o respeito pelos recursos naturais e, sobretudo pela saúde humana. “É um momento que agente quer proclamar as nossas experiências mais também denunciar situações graves de degradação ambiental, social e econômica que vêm acontecendo nos territórios baianos, o avanço desordenado das monoculturas e das mineradoras, mais é um momento ainda de falar da importância de valorizar a Agroecologia como modo de vida no campo, uma nova alternativa pra qualidade de vida no campo com a produção de alimentos saudáveis” destacou Carlos Eduardo de Souza Leite, coordenador executivo da Organização de Serviço de Assessoria a Organizações Populares Rurais – SASOP.
Mateus Lima, coordenador de projetos do MOC avaliou a caravana. “Temos como positivo esta caravana, pois, conseguimos mobilizar cerca de 200 agricultores pra este momento e também trazer, no âmbito das visitas que realizamos, os reflexos sobre a importância das práticas agroecológicas”.
Realizada pela AABA, a I Caravana Agroecológica e Cultural da Bahia teve como principal objetivo pautar a Agroecologia como modelo de desenvolvimento sustentável em contraponto ao agronegócio que é pautado na monocultura e no uso abusivo de agrotóxicos. A iniciativa é parte do processo preparatório para o III ENA – Encontro Nacional de Agroecologia, marcado para acontecer entre os dias 16, 17,18 e 19 de maio no município de Juazeiro, na Bahia.

Ascom Sintraf Coité – Gilcimar Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário