terça-feira, 31 de julho de 2012

Capacitação em gerenciamento da água é realizado no SINTRAF de Coité


Muita animação e aprendizado marcaram o curso de Gerenciamento de Recursos Hídricos – GRH, realizado entre os dias 30 e 31, nesta segunda e terça-feira, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité - SINTRAF.  Trinta e quatro famílias beneficiárias do Programa 1 Milhão de Cisternas – P1MC, desenvolvido pela Articulação do Semiarido em parceria com o Movimento de Organização Comunitária - MOC, participaram ativamente das discussões realizadas durante a capacitação.
Em clima de muita alegria, descontração e concentração os agricultores, orientado pela monitora do MOC Josefa Maria Oliveira, abordaram questões relacionadas aos cuidados com a água e as cisternas, doenças causadas pelo consumo de água não tratada, convivência com o semiárido, acesso aos direitos, além de refletirem sobre a indústria da seca no território do sisal.
 “O aprendizado adquirido aqui é muito bom, aprendi como cuidar das cisternas, a tratar bem a água pra gente ter mais saúde, porque isto vai ajudar a prevenir muitas doenças como problemas de vermes. Eu não tive esta oportunidade quando era criança mais fico feliz porque agora sei que meus filhos não vão ter os mesmo problemas que eu tive”, avalia Vanuza Oliveira Souza, agricultora familiar da comunidade de Maracujá.
Participaram da atividade os agricultores que serão contemplados com as cisternas na segunda etapa do programa. Paralelo a este encontro, outro curso de GRH foi realizado no Distrito de Salgadália para mais trinta e cinco famílias das comunidades de Ipiranga, Serra Vermelha e Samambaia, que estarão sendo beneficiadas na terceira etapa.
Segundo a Secretária de Políticas Agrícola e Agrária do SINTRAF e representante da Comissão de Acompanhamento do P1MC, a previsão é que ainda na primeira quinzena de agosto seja iniciada a construção das primeiras cisternas com capacidade para armazenar dezesseis mil litros de água cada.
ASCOM SINTRAF – COITÉ