quinta-feira, 13 de junho de 2013

Diretores do Sintraf participam de conferência de desenvolvimento rural em Coité



Presidenta do Sintraf, Maria Rute 
da as boas vindas aos participantes
Muitas propostas foram debatidas na 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - CMDRSS na última segunda-feira, dia 10. O evento ocorreu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - SINTRAF e teve como tema “Por uma Coité Rural com Gente do jeito Que a gente quer”. Durante a conferência os participantes debateram questões estratégicas no município, relacionadas com o desenvolvimento rural e com os eixos da Conferência Nacional. "Pra mim foi uma satisfação enorme poder ter realizado um momento como este para debater as políticas voltadas para a agricultura familiar. Aqui estiveram mais de cem comunidades representadas, debatendo, propondo, participando ativamente das discussões, só tenho a agradecer a todos pela contribuição”, externou Urbano Carvalho, secretário municipal de Agricultura. 
Já para a secretária de Políticas para as Mulheres do SINTRAF, Gilca Carneiro a conferência marca um momento histórico no município. “Essa conferência é de suma importância pela sua essência, é um ato histórico no município pelo fato de ser a primeira e há muito tempo que nós da agricultura familiar e as organizações têm preconizado para que acontecesse este momento. Estamos muito felizes porque todas as propostas apresentadas condizem com as demandas da população rural, do homem e da mulher do campo”, avaliou Gilca.
Gilca Carneiro faz leitura da carta política da
Agricultura Familiar
Durante a conferência o SINTRAF entregou ao prefeito Francisco de Assis uma carta política da agricultura familiar propondo ao executivo municipal ações estruturantes que venham a melhorar as condições de vida dos agricultores.
A CMDRSS convocada de acordo com o Decreto nº 1530 publicado no Diário Oficial do Município de Conceição do Coité em 28 de maio de 2013, teve como objetivo específico debater questões estratégicas no município, relacionadas com o desenvolvimento rural sustentável e solidário e com os eixos da Conferência, e oferecer sua contribuição para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS) e que servirão de base para a construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), além de ser uma fase preparatória da conferência territorial que acontece em julho na cidade de Santa Luz e a estadual que será no mês de agosto em Salvador.

ASCOM SINTRAF: Fotos: Gilcimar Pereira 
*com informações da Secom da PM e Coité

Nenhum comentário:

Postar um comentário