sexta-feira, 3 de maio de 2013

Jovens debatem alternativas de geração de trabalho e renda


    Cerca de quinze jovens da sede e zona rural de Conceição do Coité estiveram nesta manhã de sexta-feira, 03, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) para participarem da reunião mensal do Coletivo de Jovens. Na pauta de discussões a falta de oportunidade no mercado de trabalho e as alternativas de geração de trabalho e renda.
Flaviano Santiago, Secretário de Políticas Para Juventude do SINTRAF e coordenador do Coletivo de Jovens fez uma explanação da realidade dos jovens do meio rural no município, na qual em sua maioria, encontram-se sem perspectivas de futuro. Como exemplo que serve de alternativa para esta realidade, o coordenador do Coletivo apresentou o trabalho que a Cooperativa de Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidário (COOAFES) tem realizado no município com 8 grupos de produção a qual vem contribuindo com a geração de trabalho e renda para cerca de 60 famílias em Conceição do Coité.
Os participantes discutiram as saídas para esta realidade e propuseram realizar um diálogo maior com o Conselho Municipal de Juventude e intensificar o debate nas comunidades sobre a importância do trabalho coletivo.
Rosemeire da Silva Oliveira, da comunidade do Açude Itarandi, participou pela primeira vez das reuniões do coletivo e disse que vai tentar aprofundar a discussão em sua localidade visando à criação de um grupo de produção entre os jovens da comunidade. “Em minha comunidade perdemos a nossa principal fonte de renda que era o cultivo de hortaliças por causa da poluição do açude, agora temos que buscar alternativas e, esta ideia de trabalho em grupo me parece ser muito viável”, comentou a Jovem.
As reuniões do Coletivo de Jovens do SINTRAF acontecem todas às 1ª sexta-feira de cada mês e podem participa qualquer jovem que se interessar, sejam urbanos ou rurais, sendo que as discussões se baseiam em temáticas voltadas para a juventude rural em especial.
ASCOM SINTRAF – Gilcimar Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário