segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MDA libera Bolsa estiagem, mas agricultor não recebe por falta de informação

Representantes de entidades territoriais discutem questões da seca no auditório do STRAF Valente
Muitos agricultores do Território do Sisal já tiveram o pagamento do Bolsa Estiagem liberado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), mas não receberam por falta de informação. A afirmação foi feita pela Presidenta do CODES Sisal, Gilca Carneiro Morais, durante reunião para discutir ações emergenciais de combate aos efeitos da seca, realizada ontem (31) em Valente.
De acordo com Gilca o nome de muitos agricultores já foi publicado na lista de beneficiários do auxílio, inclusive com a liberação de mais de um mês, mas os valores não foram sacados por falta de acesso a informação. Ela pediu aos sindicatos dos trabalhadores rurais e agricultores familiares do Território, que façam um levantamento dos filiados com direito a receber o auxílio e mobilizem todos os que estiverem com parcelas liberadas.
Durante a reunião também foram discutidas a importância do controle social na distribuição de cestas básicas e água, realizada pelo governo para combater os efeitos da estiagem e a necessidade urgente de mudanças nas regras do Garantia Safra. De acordo com os presentes, a contrapartida de muitas prefeituras não foi paga.
Para o Diretor da Escola Família Agrícola do Sertão (EFASE), Nelson de Jesus, é preciso mudar a forma como o Garantia Safra é feito hoje, tirando a contrapartida das prefeituras e fazendo a negociação diretamente com as entidades, como forma de otimizar as ações.
Bolsa Estiagem ou Auxílio Emergencial é um benefício federal destinado a famílias de agricultores familiares com renda mensal média de até 2 (dois) salários mínimos, atingidas por desastres no Distrito Federal e nos municípios em estado de calamidade pública ou em situação de emergência reconhecidos pelo Governo Federal, mediante portaria do Ministro de Estado da Integração Nacional. O benefício tem o valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais) por família, e será pago em até 5 parcelas de R$ 80,00 (oitenta reais).
ASCOM FATRES
Arlene Freire
(75) 3263 2376