segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Recuperação do Açude do Berimbau em Nova Palmares - Coité está em fase de conclusão

Desde o inicio deste mês de setembro máquinas estão trabalhando em ritimo acelerado para a recuperação do Açude do Berimbau no Assentamento Nova Palmares, localizado à 12 km da sede Conceição do Coité. A aguada que já havia recebido 200 horas de serviços através de um convênio firmado entre a Associação dos Pequenos Produtores do Projeto de Assentamento Nova Palmares e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) agora, por meio de um aditivo, estão sendo investidos mais de 90 mil reais em contratação de máquinas que irá trabalhar cerca de mil horas para concluir a limpeza da aguada que tem uma área estimada em cinco tarefas.
A recuperação da aguada há muito tempo era um sonho da comunidade que sempre se mobilizou para conseguir realizá-lo, no entanto, a concretização só foi possível graças as parcerias firmadas entre comunidade, associação e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Coité (SINTRAF) como afirma o presidente da associação de Nova Palmares o senhor João Ferreira Santos conhecido por João Tororó. “sabemos que sozinho não tinha conseguido este projeto, a intervenção do sindicato foi muito importante para que o projeto saísse do papel, só temos a agradecer, agora é concluir logo a limpeza do açude e esperar a chuva cair”, conclui.

“Agora essa limpeza do açude volta a trazer a esperança pra comunidade, pois sabemos que são mais de mil pessoas que se beneficiavam diretamente desta aguada através de criatórios de peixes que serviam para consumo das próprias famílias e da criação de animais de pequeno porte, então este projeto vai ajudar e muito as famílias do assentamento e de outras localidades também”. Avalia Flaviano Santiago, morador do assentamento.
Além desta aguada, o SINTRAF de Coité por meio de parceria com o Consórcio Público do Sisal (Consisal), este ano, já limpou aguadas nas comunidades de Cabeceiras (Tanque Velho e Açude), Serra Vermelha (Açude e Tanque dos Herdeiros), Peba II (Barroca Cercada), Jibóia (Açude da Bomba), Patos (Lagoa dos Patos), Onça (Lagoa do Saco e Fazenda Tanque), Salgadália (Corte Grande), além de aguadas nas comunidades de Brejo e Batom.

Texto/ Fotos: ASCOMSINTRAF