terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

COOAFES e SINTRAF discutem com agricultores fortalecimento de grupos de produção em Coité

Reunião no Açude, discutindo processo de organização do grupo
O cooperativismo tem se consolidado como forte ferramenta de geração de renda e inserção social a um número cada vez maior de pessoas no Brasil. Atentos a esta realidade, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité – SINTRAF e a Cooperativa de Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários – COOAFES tem contribuído para a organização de grupos de produção no município. Neste sentido, as entidades realizaram nos dias 24 e 25, segunda e terça-feira, reuniões nas comunidades do Açude Itarandi e Brejo.
Na segunda-feira, 24, os moradores do Itarandi, que vem sofrendo com a queda da produtividade de hortaliças devido a poluição do açude, ouviram do coordenador da COOAFES, Flaviano Santiago, sobre o histórico da cooperativa, processo de filiação e seus objetivos. Na reunião que contou com 15 moradores, na sua maioria mulheres, os participantes aproveitaram para tirarem dúvidas sobre os procedimentos de organização e criação de um grupo de produção na comunidade com o intuito de buscarem alternativas de geração de renda para as famílias. A ideia do grupo de empreendedoras do Itarandi é trabalhar com diversos produtos alimentícios que não sejam oriundos da produção da comunidade como beiju, polpa de frutas, fornecimento de refeições e produção de tempero pronto. Segundo os moradores da localidade há uma expectativa da comunidade ser contemplada com uma cozinha industrial e uma mini indústria de costura pelo Programa Vida Melhor do governo estadual o que viabilizará o empreendimento comunitário. A expectativa dos moradores é que a prefeitura construa o espaço (galpão) para instalação dos equipamentos. De acordo com representantes do povoado isso já foi demandado junto ao prefeito que se prontificou a atender a demanda da comunidade.
Reunião em Brejo, coordenador da COOAFES
orienta agricultoras sobre a inserção
dos produtos no mercado
Na comunidade de Brejo, na manhã desta terça-feira, 25, os diretores da COOAFES e do SINTRAF também explanaram sobre a cooperativa e a importância do cooperativismo destacando as possibilidades de expansão de comercialização dos produtos que são produzidos pelo grupo existente na localidade. Egberto de Oliveira Reis, presidente da Associação de Brejo disse se sentir animado com o grupo que, segundo ele, está tendo novas perspectivas de crescimento.
Diferentemente da comunidade do Açude Itarandi que ainda não está produzindo, o grupo de Brejo já produz o tempero pronto, beneficia a castanha do caju, amendoim, hortaliças, farinha de mandioca, além de cultivar feijão e milho. “As comunidades têm um grande potencial e os agricultores podem está fornecendo seus produtos para merenda escolar do município por meio da nossa cooperativa ou individualmente e este processo de organização destes grupos visa esta inserção neste mercado” destacou Flaviano Santiago, Coordenador da Cooperativa.

Ascom SINTRAF – Gilcimar Pereira

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Chamada Pública do SINTRAF para Coordenadores e alfabetizadores da 7ª etapa do TOPA


Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité – Ba.
Reconhecido pelo MTPS em 08 de Maio de 1969 – CNPJ 13.957.576/0001-93
Base Territorial Município de Conceição do Coité – BA
Av. Getúlio Vargas 185 CEP 48.730-000
Tele fax: (075) 3262-1543 -3262-2304 sintrafcoite@hotmail.com

Chamada Pública - Convocação

O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité -  Ba, está selecionando pessoas que poderão atuar como coordenador de turmas e alfabetizadores na condições de bolsistas voluntários do Programa TOPA - Todos Pela Alfabetização no ano de 2014.
Os Critérios mínimos para a participação da seleção são:
O Coordenador de turmas deverá ter ensino superior completo, preferencialmente em educação ou cursando (os comprovantes devem ser de Instituições reconhecidas pelo MEC);
O alfabetizador deverá ter ensino médio completo e experiência de no mínimo 01(um) ano em educação, preferencialmente, em Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os originais e copias dos seguintes documentoss:
CPF;
RG;
Comprovante de residência (em nome do candidato);Certificado de escolaridade;
Histórico escolar;
Currículo (devidamente comprovado).

As inscrições devem ser realizadas ate o dia 14 de fevereiro de 2014 na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar, situada na Avenida Getulio Vargas, 185 Centro – Conceição do Coité.
Para maiores informações (75) 3262-1543 ou 3262-2304

Conceição do Coité – BA, 06 de fevereiro de 2014

­­­­­­­­­­­­­­­____________________________________________
Maria Luzia do Carmo Santana
Coordenadora do Departamento de Educação do Campo – SINTRAF



sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

SINTRAF Coité: 45 Anos de lutas e conquistas para os agricultores familiares


Criado no dia 09 de fevereiro de 1969 o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité-BA - SINTRAF, nasce como instrumento de luta emdefesa dos trabalhadores rurais no município. Sua trajetória é caracterizada pela atuação conjunta que existe entre seus diretores, colaboradores, associados e parceiros, pois desde o início de sua historia, o sindicato vem trabalhando com o objetivo de incentivar e promover a construção de politicas sociais condizentes com a realidade do agricultor familiar.
A integração do sindicato com as comunidades rurais é um dos pressuposto básico para a disseminação das ações desenvolvidas por esta entidade, pois vem agregando em sua luta a promoção e a valorização da identidade do homem e da mulher do campo. 
Com uma série de políticas voltadas à este público, o SINTRAF tem contribuído, ao longo de seus 45 anos, com a qualidade de vida dos pequenos agricultores no município com a execução, por meio de seus parceiros, de ações nas áreas da segurança hídrica, alimentar e nutricional, moradia digna, cidadania, seguros previdenciários, politicas para juventude(s) e mulher, entre outras.
Chegamos aos 45 ANOS com determinação e forças revigoradas, pois tudo que conseguimos neste longo processo de construção coletiva, hoje nos faz perceber que valeu a pena cada gota de suor derramada em nome de uma causa.
Agradecemos imensamente a todos (as) que passaram por esta entidade desde sua primeira diretoria até os dias atuais. Obrigado por contribuir com este sindicato e nos ajudar para que hoje sejamos reconhecido como uma das entidades símbolo de organização sindical na Bahia. 
Aos nosso associados nosso muito obrigado!
Que venha mais 45 anos!