segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sintraf começa a entregar mudas para agricultores beneficiados com habitação rural


Cerca de mil e quinhentas mudas de goiaba, caju  jenipapo, cajá, graviola, cupuaçu, pitanga, aroeira, ipê, mutamba de várzea e leucena serão distribuídas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Coité - Sintraf aos agricultores beneficiados com as casas do Programa Nacional de Habitação Rural que é desenvolvido no município pelo Sintraf em parceria com a Cooperativa de Habitação Rural da Bahia -  COPEHABITAR. 
Serão 33 famílias contempladas que receberam cerca de cinquenta mudas cada uma para serem plantadas nos quintais de suas propriedades. A ação faz parte do projeto social  das construções das unidades habitacionais.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Diretores do Sintraf participam de conferência de desenvolvimento rural em Coité



Presidenta do Sintraf, Maria Rute 
da as boas vindas aos participantes
Muitas propostas foram debatidas na 1ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário - CMDRSS na última segunda-feira, dia 10. O evento ocorreu no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - SINTRAF e teve como tema “Por uma Coité Rural com Gente do jeito Que a gente quer”. Durante a conferência os participantes debateram questões estratégicas no município, relacionadas com o desenvolvimento rural e com os eixos da Conferência Nacional. "Pra mim foi uma satisfação enorme poder ter realizado um momento como este para debater as políticas voltadas para a agricultura familiar. Aqui estiveram mais de cem comunidades representadas, debatendo, propondo, participando ativamente das discussões, só tenho a agradecer a todos pela contribuição”, externou Urbano Carvalho, secretário municipal de Agricultura. 
Já para a secretária de Políticas para as Mulheres do SINTRAF, Gilca Carneiro a conferência marca um momento histórico no município. “Essa conferência é de suma importância pela sua essência, é um ato histórico no município pelo fato de ser a primeira e há muito tempo que nós da agricultura familiar e as organizações têm preconizado para que acontecesse este momento. Estamos muito felizes porque todas as propostas apresentadas condizem com as demandas da população rural, do homem e da mulher do campo”, avaliou Gilca.
Gilca Carneiro faz leitura da carta política da
Agricultura Familiar
Durante a conferência o SINTRAF entregou ao prefeito Francisco de Assis uma carta política da agricultura familiar propondo ao executivo municipal ações estruturantes que venham a melhorar as condições de vida dos agricultores.
A CMDRSS convocada de acordo com o Decreto nº 1530 publicado no Diário Oficial do Município de Conceição do Coité em 28 de maio de 2013, teve como objetivo específico debater questões estratégicas no município, relacionadas com o desenvolvimento rural sustentável e solidário e com os eixos da Conferência, e oferecer sua contribuição para a 2ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CNDRSS) e que servirão de base para a construção de um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS), além de ser uma fase preparatória da conferência territorial que acontece em julho na cidade de Santa Luz e a estadual que será no mês de agosto em Salvador.

ASCOM SINTRAF: Fotos: Gilcimar Pereira 
*com informações da Secom da PM e Coité

terça-feira, 11 de junho de 2013

Sintraf convoca Assembléia Geral Extraordinária

Edital de Convocação da Assembléia Geral Extraordinária do SINTRAF

Conceição do Coité - Ba, 11 de Junho de 2013


A Coordenadora do Sindicato dos trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité - Ba, situado na Avenida Getulio Vargas, nº185, Bairro Centro, Conceição do Coité - Ba,  conforme lhe confere o Estatuto Social desta Entidade Sindical, Capitulo V, Seção II, dos Artigos 46°, convoCoordenação de Base Sindical do Distrito de Salgadalia, situada na rua João Gonçalves s/nº, no Distrito de Salgadália. Conceição do Coité - Ba,  em primeira convocação com 20% (vinte por centro) dos (as) associados (as) quites e/ou em segunda Convocação uma hora após com qualquer número de associados (as) quites presentes.
ca todos (as) associados/as em dias  com suas mensalidades, para participarem da Assembléia Geral Extraordinária, a realizar-se no dia 22 de junho do corrente ano, as 9:00 hs, na sede da

Com a seguinte ordem do dia:

1-      Escolha dos Delegados para o Congresso da FETRAF BRASIL, nos dias 13 a 15 de Setembro de 2013.
2-      O que Ocorrer.

 

Maria Rute Lima Silva                                  Pedro Paulo dos Santos Simões
Presidente do SINTRAF                               Sec. Geral do SINTRAF.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Vereador Reni do Sindicato realiza encontro com lideranças

Neste último domingo (02) o vereador Reni do Sindicato  (PT), realizou encontro de avaliação e planejamento do mandato com as lideranças comunitárias da região do distrito de Salgadália em Conceição do Coité. A atividade aconteceu na sede da associação da comunidade de Serra Vermelha e contou com a presença de lideranças das comunidades de Jibóia, Samambaia, lagoa Cavada, Campestre, Peba I, Ipiranga, Lagoa Seca, além de Açude Itarandi, Batom, Nova Palmares e Onça. Estava presentes também o secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária, Urbano Carvalho, a coordenadora da Cooperativa de Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidários de Coité (COAFES), Maria Luzia do Carmo, e diretores do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF).
O encontro teve como objetivo reunir as lideranças comunitárias para a apresentação e avaliação das ações desenvolvidas durante os cinco meses de legislatura do mandato, bem como, planejar estratégias que nortearam as ações do mandato nos próximos anos.
Trabalho de grupo
Após a apresentação das ações do mandato, os participantes partiram para um trabalho de grupo, no qual foram levantadas as demandas de cada comunidade. Dentre as principais reivindicações apontadas estão extensão de rede de água, políticas voltadas para a convivência com o semiarido, eletrificação rural e políticas voltadas para juventude.  Todas as demandas serão analisadas pelo vereador Reni e serão encaminhadas aos órgãos competentes.
Na avaliação das lideranças, o mandato do vereador Reni tem uma atuação positiva e vem contribuindo de forma significativa com o desenvolvimento das comunidades rurais.
O vereador aproveitou para reafirmar seu compromisso político e social e agradeceu aos parceiros e amigos pela cooperação que tem dado ao mandato. “Quero reafirmar meu compromisso com todos para cada vez mais buscar melhorias para o meio rural em especial. Agradeço aos parceiros, amigos e colaboradores deste mandato pelas conquistas alcançadas ate aqui”, declarou o vereador.

Ascom SINTRAF: Gilcimar Pereira