sexta-feira, 24 de maio de 2013

ENTREGA DE DOCUMENTAÇÃO (RG). MUTIRÃO DE DOCUMENTAÇÃO DA TRABALHADORA RURAL.

DSCF2223DSCF2706DSCF2703DSCF2696DSCF2694DSCF2668
DSCF2701DSCF2653DSCF2619DSCF2597DSCF2591DSCF2578
DSCF2567DSCF2560DSCF2459DSCF2452DSCF2448DSCF2435
DSCF2429DSCF2427DSCF2357DSCF2350DSCF2283DSCF2220

Entrega de RGs para os agricultores. Ação do SINTRAF Coité por meio do Mutirão de Documenteação da Trabalhadora Rural do MDA e INCRA. SINTRAF Coité: Construindo cidadania para o homem e a mulher do campo!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA COOAFES


Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares e Grupos de Empreendimento Solidário
Reconhecido pelo RFB em 31 de março de 2008. CNPJ 09.544.712/0001-46
IE - 77.144.352NO
Base territorial Município de Conceição do coité-BA
Filiado a Arco Sertão e UNICAFES
Conceição do coité, 04 de setembro de 2009.



         EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA COOAFES

A coordenadora Geral da Cooperativa dos Agricultores Familiar e Grupos de Empreendimentos Solidários de conceição do coité de acordo com suas atribuições no que lhe confere o estatuto social desta entidade no ART. 23 convocam todos/as cooperados/as para participarem da Assembléia Geral Ordinária que será realizada no dia 03 de Junho do corrente ano no auditório do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité-ba situado na Rua João Mateus de Souza Nº. 10 as 08: h com 2/3 (dois terços) do numero de cooperados em condições de votar, em primeira convocação, as 09: h metade mais um dos cooperados, em segunda convocação, as 10: h mínimo e metade dos cooperados em terceira convocação com a seguinte ordem do dia:


1-      Aprovação do estatuto;
2-      Eleição e Posse da Nova Diretoria;
3-      O que ocorrer;


Maria Luzia do Carmo Santana -  Coordenadora Geral.

Flaviano Santiago Oliveira - Coordenador Secretário.


                                                                     Conceição do Coité 20 de Maio de 2013

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Sepultado o corpo de uma das mais conhecidas sindicalistas da Bahia

madalena-saida
Foi sepultado na manhã de sábado (18),no cemitério São João Batista,na cidade de Araci,o corpo da sindicalista e líder comunitária Maria Madalena Santos Silva. Ela faleceu na sexta-feira (17) em Salvador vitima de câncer de mama, depois de muitas complicações, ou seja, mais de cinco anos de tratamento.
O corpo de Madalena foi velado na comunidade de Queimadinha, distante 13 km de Araci e por volta das 07h30, com um cortejo em forma de carreata, seguiu até a cidade, onde uma multidão o aguardava.
Conhecida em todo território nacional, em especial nos movimentos sociais, a agricultora familiar foi homenageada no dia internacional das mulheres durante um ato no centro da cidade e, mesmo ausente, lembrada através de um painel, foi chamada de “Guerreira”, por defender bandeiras e lutas por espaços e direitos para todos.
S
A “guerreira”, além de religiosa dedicou sua vida e seus últimos anos, quase que exclusivamente a lutar pelo direito da mulher rural e como líder comunitária, foi reconhecida pelos moradores da comunidade através das manifestações populares durante o sepultamento, pelas batalhas em defesa de moradia digna para os agricultores familiares.

Dentre as lutas travadas pela sindicalista, destaca-se a fundação do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais de Araci, da APAEB/Araci, do Movimento de Organização Comunitária (MOC), a mais de quatro décadas e militante das machas dos direitos das mulheres, que teve inicio no território do sisal, estendendo à Brasília em 1986, resultando na emenda constitucional que garantiu os direitos das mulheres a aposentadoria.
S
Ao receber a visita do CN em sua residência a cerca de três anos e na ocasião o CN acompanhava o então secretário da Infraestrutura, hoje, deputado federal João Leão (PP), Madalena repetiu palavras do vocabulário de uma trabalhadora rural dedicada à organização feminina e de lutas em defesa da qualidade de vida dos agricultores rurais, ou seja, mobilização luta igualdade, defesa dos direitos das mulheres e dos homens. Na época ela externava o desejo de vê asfaltado o trecho de 32 km que distancia o Distrito de Salgadália, município de Conceição d Coité á cidade de Araci, beneficiando a comunidade de Qeimadinha, onde residia e consequentemente melhorando a vida dos agricultores rurais, principalmente e escoar seus produtos.

Maria Madalena dos Santos Silva, uma das militantes mais experientes nas lutas femininas, disse ao CN que “a luta faz a gente viver melhor”. Questionada porque dedicou parte de sua vida à luta das mulheres trabalhadoras rurais e contou que era movida pela necessidade de ver o movimento social cada dia crescendo em busca da cidadania e sempre sonhou por dias melhores na sociedade, mais justa e igualitária.
40 anos do moc
Amiga de Wagner o Lula – Em 27 de setembro de 2007, durante a comemoração dos 40 anos do Movimento de Organização Comunitária (MOC), em Feira de Santana, onde estavam reunidos representantes da agricultura familiar, educadores do campo, membros de diversas organizações e movimentos sociais, sindicalistas e autoridades, o governador Jaques Wagner falou sobre as parcerias com o movimento social e lembrou a importância de Madalena neste movimento e da sua amizade com a líder sindical. Na foto, Wagner se dirigia a Madalena, a terceira entre as pessoas que formavam a mesa de trabalho. ”Madalena foi importante neste trabalho da sociedade civil organizada que faz com que o povo brasileiro volteasse a ter esperança”, falou o governador na época.

Movida pela esperança de dias melhores, Madalena marcou a presença no ano de 1993 da passagem da caravana da cidadania pela região o sisal, período em Lula, candidato a presidente da republica, durante 20 dias, de 23 de abril a 12 de maio de 1993, percorreu 4.500 quilômetros, visitando quase 60 cidades em sete estados, mostrando um país pouco visto, pouco falado e muito maltratado.
Madalena (1)
O secretário de Relações Institucionais da Prefeitura de Conceição do Coité, Valdemi de Assis, lamentou a morte de Madalena e lembrou as “caminhadas”, no final da década de setenta e inicio de oitenta, quando na pauta estava a aposentadoria dos mutilados, das viúvas, mulheres, diminuir a idade dos homens e em todos os atos lá estava Madalena. “Madalena foi muito importante no inicio da minha história, pois adolescente, ela me incentiva a lutar e trabalhar para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Valdemí.





 Veja depoimento de Sindicalista:

Da redação CN * fotos: Raimundo Mascarenhas e Portal Folha/Imagens TV Folha

sábado, 18 de maio de 2013

SINTRAF Coité começa entregar documentos emitidos em mutirão

O exercício da cidadania começa com o acesso a um direito básico do cidadão que é a documentação civil. Pensando neste princípio o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar - SINTRAF de Conceição do Coité começou a entrega dos 690 RGs (Registro Geral) emitidos no mês de março através do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.
A primeira entrega ocorreu na manhã deste sábado, 18, no Distrito de Salgadália que foi contemplado com cerca de duzentas carteiras de identidades e 250 CPFs (Cadastro de Pessoas Físicas). “Isto aqui é muito importante, pois sem documento não somos nada, agente não pode fazer compras em loja e nem fazer empréstimo em banco, então eu agradeço a todos por conseguir pra gente que é trabalhadora rural” disse a agricultora familiar Deusuita Cupertino Preto.
“Pra gente é uma grande satisfação ter emitido uma quantidade significativa de RGs e CPFs em apenas quatro dias de trabalho e, principalmente, poder entregar os documentos em um espaço curto de tempo.” salientou Gilca Moraes, secretária de Políticas para as Mulheres do SINTRAF.
A entrega da documentação segue na próxima segunda-feira, dia 20, em Nova Palmares a partir das 2 horas da tarde e a noite será a vez do distrito de Ipoeirinha. Para as pessoas das demais comunidades e da sede do município que fizeram o documento a entrega será realizada na próxima sexta-feira, dia 24, na sede do sindicato nos seguintes horários, pela manhã das 07hs às 12hs e à tarde das 14hs às 17hs.
Ascom SINTRAF – Gilcimar Pereira  

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Jovens debatem alternativas de geração de trabalho e renda


    Cerca de quinze jovens da sede e zona rural de Conceição do Coité estiveram nesta manhã de sexta-feira, 03, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF) para participarem da reunião mensal do Coletivo de Jovens. Na pauta de discussões a falta de oportunidade no mercado de trabalho e as alternativas de geração de trabalho e renda.
Flaviano Santiago, Secretário de Políticas Para Juventude do SINTRAF e coordenador do Coletivo de Jovens fez uma explanação da realidade dos jovens do meio rural no município, na qual em sua maioria, encontram-se sem perspectivas de futuro. Como exemplo que serve de alternativa para esta realidade, o coordenador do Coletivo apresentou o trabalho que a Cooperativa de Agricultores Familiares e Grupos de Empreendimentos Solidário (COOAFES) tem realizado no município com 8 grupos de produção a qual vem contribuindo com a geração de trabalho e renda para cerca de 60 famílias em Conceição do Coité.
Os participantes discutiram as saídas para esta realidade e propuseram realizar um diálogo maior com o Conselho Municipal de Juventude e intensificar o debate nas comunidades sobre a importância do trabalho coletivo.
Rosemeire da Silva Oliveira, da comunidade do Açude Itarandi, participou pela primeira vez das reuniões do coletivo e disse que vai tentar aprofundar a discussão em sua localidade visando à criação de um grupo de produção entre os jovens da comunidade. “Em minha comunidade perdemos a nossa principal fonte de renda que era o cultivo de hortaliças por causa da poluição do açude, agora temos que buscar alternativas e, esta ideia de trabalho em grupo me parece ser muito viável”, comentou a Jovem.
As reuniões do Coletivo de Jovens do SINTRAF acontecem todas às 1ª sexta-feira de cada mês e podem participa qualquer jovem que se interessar, sejam urbanos ou rurais, sendo que as discussões se baseiam em temáticas voltadas para a juventude rural em especial.
ASCOM SINTRAF – Gilcimar Pereira

SINTRAF Coité se reúne com prefeito Assis

Após as últimas chuvas que caíram no município, aliviando um pouco o sofrimento dos agricultores, começa o período de preparo do solo para o cultivo das lavouras. E foi preocupado com este fator que o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (SINTRAF) sentiu a necessidade de convocar o prefeito de Coité, Francisco de Assis, para uma conversa no sentido de saber o que a nova gestão tem feito e pensado para os agricultores neste período. A reunião aconteceu na tarde desta quinta-feira, 02, na sede do sindicato e contou com a presença do vereador Rene do Sindicato e de nove diretores da entidade.
Assis iniciou sua fala expondo a atual situação em que se encontra o município e disse que, mesmo com tantas dificuldades, tem conseguido executar algumas ações para o meio rural, como por exemplo, a disponibilização de 10 tratores para o preparo das terras dos agricultores e o fornecimento de água com caminhões pipas.
Entendendo o momento vivido pelo município os diretores do SINTRAF se colocaram a disposição do prefeito e em especial da secretaria municipal de Agricultura para juntos encontrar as alternativas para o campo e disseram que irão aplaudir se for preciso, mas também que vão cobrar e manifestar quando necessário.  “Agente, enquanto representante dos agricultores familiares, queremos contribuir com seu governo e não atrapalhar. Somos uma instituição que tem feito muito pelo homem do campo e pretendemos fazer ainda mais neste novo momento” argumentou Maria Rute Lima, presidenta do SINTRAF.
Ao final do encontro, Assis concluiu afirmando que o sindicato é um “parceiro histórico” de luta e que agora vai precisar ainda mais deste apoio ao seu lado para superar esta fase difícil.
ASCOM SINTRAF – Gilcimar Pereira