quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Coité: SINTRAF realiza seu planejamento estratégico para 2013.

Durante dois dias, 29 e 30, o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (SINTRAF) realizou seu planejamento estratégico para 2013. Cerca de 30 diretores da entidade participaram do encontro e traçaram as metas prioritárias a serem desenvolvidas neste ano.

Além do planejamento foi realizada também uma avaliação das ações executadas em 2012. O momento serviu ainda para tomadas de decisões administrativas visando a organização do SINTRAF como também, pensar ações de fortalecimento das políticas de gênero, juventude, comunicação, educação do campo e previdência social da instituição.
Urbano Carvalho, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária e ex-presidente do sindicato esteve na reunião e fez questão de frisar que hoje ele está no poder público, mais, que jamais deixará de ser sociedade civil, principalmente sindicalista. “Aqui é minha casa, foi neste espaço que construir minha vida de militância sindical e social”, lembrou Urbano.
Ascom SINTRAF-Gilcimar Pereira




terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bahia Pesca realiza monitoramento da água do Açude Itarandi

 Desde o acontecimento da mortandade de peixes no Açude Itarandi, ocorrido na semana passa, vários órgãos ligados a questão ambiental e recursos hídricos da Bahia já estiveram visitando a localidade como, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento – CEPED e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA, autarquia da Secretaria de Meio Ambiente – SEMA.  Nesta terça-feira, 29, mais uma equipe de técnicos, desta vez, da Bahia Pesca visitou a comunidade.

Acompanhado do Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Economia Solidária de Coité, Urbano Carvalho a equipe que veio a pedido da prefeitura e avaliou a situação atual da água.
“Agente encontrou uma situação realmente lastimável, com taxa de oxigênio dissolvido baixíssimo, com PH extremante alcalino, então a água não tem mínimas condições de uso para qualquer atividade que possa gerar renda para os moradores”, disse Jorge Figueiredo, diretor técnico da Bahia Pesca.
Ainda segundo Figueiredo, a partir deste primeiro momento, uma equipe do órgão vai ser deslocada para o município e irá continuar com o monitoramento da qualidade da água, além de desenvolver ações na comunidade em parceria com a prefeitura municipal.

Técnicos do Ministério da Integração Nacional visitam Coité

Já pela tarde o município de Conceição do Coité recebeu a visita de técnicos do Ministério da Integração Nacional e da Coordenação de Defesa Civil da Bahia (CORDEC). O prefeito Assis participou da reunião com os técnicos que lhe apresentaram detalhes de projetos ligados à capitação de água. Em seguida, acompanhados por Urbano Carvalho, Secretário de Agricultura, a comissão se deslocou para conhecer de perto a real situação de alguns poços na zona rural.
O objetivo destas visitas, segundo Paulo Sergio Menezes, Coordenador adjunto da CORDEC é fazer um levantamento de poços artesianos na Bahia a fim de realizar uma seleção dos mesmos para que possam ser investidos recursos que já estão liberados e assim colocá-los em funcionamento. “Acreditamos que o pessoal do Ministério da Integração Nacional veio para um município que realmente necessita de aberturas de novos poços e de funcionamento dos que já existem e esperamos que possamos ajudar a enfrentar este problema que é a escassez de água na região do sisal”, avaliou Paulo Sergio.
Por Gilcimar Pereira - texto /fotos