quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Moradia: Sindicato contribui para diminuir o déficit habitacional em Coité

Srº. Jorge Silva e sua esposa em frente à sua
 casa reformada 
O direito à moradia digna é assegurado pela constituição federal. Mesmo com uma série de medidas adotadas nos últimos anos pelos governos federal e estadual, a exemplo do Programa Minha Casa Minha Vida, que tem realizado o sonho da casa própria a milhares de pessoas, sabemos que o déficit habitacional no país ainda é muito alto. O Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Coité está atento a esta realidade e tem contribuído para diminuir estes índices também em Conceição do Coité. 
Depois de construir 63 casas em parceria com a Cooperativa de Habitação da Agricultura Familiar (COOPERHAF), através do Projeto Caprichando a Morada, o sindicato agora está concluindo as reformas de mais 100 moradias no Assentamento de Nova Palmares. Um projeto da Cooperativa de Habitação Rural da Bahia (COOPEHABITAR) financiado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o qual injeta indiretamente mais de 800 mil reais na economia do município e diretamente cerca de 130 mil na localidade de Palmares.
O projeto já esta em fase de conclusão, mais de sessenta casas, do total de cem, já estão reformadas com toda estrutura necessária para o conforto das famílias com banheiros e pisos na cerâmica, paredes rebocadas e pinturas.
Espaço interno da casa
da família do Srº. Jorge Silva
Famílias como a do senhor Jorge Silva, 43 anos. Ele fala como era viver em uma casa sem as condições necessárias para moradia e o que mudou na vida da sua família. “Mudou muita coisa, antes era uma casa sem nada, sem reboco, sem piso, agente vivia ai até com medo dos insetos que tinham nos blocos das paredes, andava com medo de doenças por causa dos barbeiros que existiam. Hoje é outra coisa tá tudo muito bonito, o conforto é outro. Agora agente chega do trabalho cansado naquele calor e pode se jogar no chão fresquinho e limpo”.
Além desta ação o sindicato de Coité inicia ainda neste mês de setembro a construção de mais 33 unidades habitacionais distribuídas nas seguintes localidades: Distritos de Salgadália, Bandiaçu, São João, Juazeirinho e Aroeira. Cada casa está orçada no valor de R$ 25 mil, possuirá uma área de 52 m2 contando com sala, quarto, cozinha, banheiro social, varanda e quintal.
As casas fazem parte do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR e serão construídas pela Cooperativa de Habitação Rural da Bahia - COOPEHABITAR em parceria com o sindicato de Coité e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Bahia – FETRAF.

Texto e fotos: ASCOMSINTRAF

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Recuperação do Açude do Berimbau em Nova Palmares - Coité está em fase de conclusão

Desde o inicio deste mês de setembro máquinas estão trabalhando em ritimo acelerado para a recuperação do Açude do Berimbau no Assentamento Nova Palmares, localizado à 12 km da sede Conceição do Coité. A aguada que já havia recebido 200 horas de serviços através de um convênio firmado entre a Associação dos Pequenos Produtores do Projeto de Assentamento Nova Palmares e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) agora, por meio de um aditivo, estão sendo investidos mais de 90 mil reais em contratação de máquinas que irá trabalhar cerca de mil horas para concluir a limpeza da aguada que tem uma área estimada em cinco tarefas.
A recuperação da aguada há muito tempo era um sonho da comunidade que sempre se mobilizou para conseguir realizá-lo, no entanto, a concretização só foi possível graças as parcerias firmadas entre comunidade, associação e o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Coité (SINTRAF) como afirma o presidente da associação de Nova Palmares o senhor João Ferreira Santos conhecido por João Tororó. “sabemos que sozinho não tinha conseguido este projeto, a intervenção do sindicato foi muito importante para que o projeto saísse do papel, só temos a agradecer, agora é concluir logo a limpeza do açude e esperar a chuva cair”, conclui.

“Agora essa limpeza do açude volta a trazer a esperança pra comunidade, pois sabemos que são mais de mil pessoas que se beneficiavam diretamente desta aguada através de criatórios de peixes que serviam para consumo das próprias famílias e da criação de animais de pequeno porte, então este projeto vai ajudar e muito as famílias do assentamento e de outras localidades também”. Avalia Flaviano Santiago, morador do assentamento.
Além desta aguada, o SINTRAF de Coité por meio de parceria com o Consórcio Público do Sisal (Consisal), este ano, já limpou aguadas nas comunidades de Cabeceiras (Tanque Velho e Açude), Serra Vermelha (Açude e Tanque dos Herdeiros), Peba II (Barroca Cercada), Jibóia (Açude da Bomba), Patos (Lagoa dos Patos), Onça (Lagoa do Saco e Fazenda Tanque), Salgadália (Corte Grande), além de aguadas nas comunidades de Brejo e Batom.

Texto/ Fotos: ASCOMSINTRAF