sábado, 2 de junho de 2012

Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité recebe visita do Bispo Dom Ottorino Assolari


Na manhã desta sexta-feira, 1, o bispo Dom Ottorino Assolari realizou visita à sede do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité - SINTRAF. A atividade faz parte da visita pastoral da Diocese de Serrinha.
Durante o evento o pároco coiteense, Padre Charles Santana, agradeceu ao presidente do SINTRAF Urbano Carvalho pela acolhida ao Bispo na casa dos agricultores familiares.
Dom Ottorino Assolari não falou apenas de fé, mas como apaixonado pelo movimento social, tocou em assuntos como a seca, e exemplificou a falta de planejamento do Estado da Bahia, usando o Estado do Ceará como exemplo positivo nesta área. Falou também de saúde e disse está defendendo a construção de um hospital regional que não é ligado a entidade filantrópica, “posso adiantar que tem sinais que poderia chegar o hospital em breve para fazer estes serviço, vamos rezar para que se realize”
Urbano Carvalho e Dom Otorino Assolari
O presidente do SINTRAF Urbano Carvalho também falou sobre a seca que vem assolando a região Sisaleira e enfatizou sua fala destacando as ações que o sindicato realizou para diminuir os efeitos causados pela seca. “Esta seca que está ai não é pior porque realizamos um trabalho em parceria com a Articulação do Semiárido – ASA, com a Coordenadoria Ecumênica de Serviço -CESE e com o Movimento de Organização Comunitária – MOC, na qual conseguimos construir mais de duas mil cisternas para captação de agua da chuva que serve para o consumo humano e animal, além de diversas barragens subterrâneas”, afirmou Carvalho.
A secretária de políticas para as mulheres do SINTRAF, Gilca da Silva Carneiro destacou as lutas das mulheres, principalmente as trabalhadoras rurais e falou sobre as violências que as mulheres vêm sofrendo na sociedade. Ela ressaltou ainda as conquistas das mulheres como o Centro de Referências das Mulheres que foi instalado no município. Ao final do encontro o bispo Dom Ottorino Assolari convidou todos para uma oração.

Por Gilcimar Pereira
Informações/fotos. juniornoticias.com