quinta-feira, 1 de abril de 2010

3ª Etapa do Projeto Mãos Que Trabalham é apresentado em Conceição do Coité

Gênero

No dia 31 de março no auditório do Sindicato dos Trabalhadores (as) Rurais e Agricultores Familiares (SINTRAF) de Coité, aconteceu a apresentação da 3ª etapa do Projeto Mãos Que Trabalham. O evento contou com mais de 40 mulheres, representantes de Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR), Grupos de produção, Coletivos de Mulheres e lideranças femininas. Durante a atividade foram apresentados os objetivos, as ações a serem desenvolvidas, os municípios e Grupos atendidos pelo Projeto além de ser aplicada a prova para as trinta jovens que participaram do processo de seleção para atuarem no projeto como mobilizadoras de onde serão selecionadas onze jovens, porém atuaram no total vinte, sendo que nove serão escolhidas entre as que já atuavam nas etapas anteriores do Projeto. As jovens que participaram da seleção foram indicadas pelos Coletivos de Mulheres dos STRs, MMTR e pela Rede Produtora.
Depois da seleção, estas jovens passaram por intensas capacitações objetivando prepará-las para desenvolver melhor suas ações dentro dos Grupos e movimentos de mulheres. O Movimento de Organização Comunitária (MOC) fará as capacitações, como também, o acompanhamento e assessoramento das mobilizadoras através dos técnicos que estarão presentes nos dez municípios contemplados.

O Projeto: O Projeto Mãos Que Trabalham é executado pelo MOC e a Rede Produtora da Bahia em parceria com as Secretarias de Mulheres dos Sindicatos de Conceição do Coité e Valente e os Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais (MMTR) e tendo como financiador a Petrobras por meio do Programa Desenvolvimento & Cidadania e do Governo Federal. Atuando em 10 municípios estratégicos; Conceição do Coité, Retirolândia, Araci, Valente, Riachão do Jacuípe, Feira de Santana, Santa Bárbara, Teofilândia, Serrinha, Santa Luz.
O objetivo principal do Projeto é contribuir para o empoderamento político, econômico e social das mulheres rurais dos Territórios do Portal do Sertão, Jacuípe e Sisal e suas organizações na perspectiva da sustentabilidade contemplando assim 25 grupos de produção totalizando mais de 320 atores sociais. O Projeto contribuiu para o fortalecimento e avanços dos grupos de produção. Tais conquistas se deram no campo da estruturação física e institucional dos grupos, organização e conscientização dos atores envolvidos, além de trabalhar diretamente a questão da auto estima e a independência financeira das mulheres.